Entrevista 15º Aniversário Structure Value

A sustentabilidade “será um aspeto cada vez mais diferenciador dos projetos e percebido com valor pelos clientes” – afirma Vítor Osório. Em entrevista para o Vida Económica, o diretor da Struture Value, considera que as novas políticas de habitação são positivas, porém “ haverá necessidade de fazer alguns ajustamentos e alterações para que a legislação seja assertiva como mercado e ir de encontro aos problemas efetivos do setor”.

 

STV

 

Vida Económica – O mercado imobiliário atravessa um momento de alguma turbulência económica, que afeta de diferentes formas o seu funcionamento. Como vê a atual conjuntura e o seu impacto na atividade da SV?

 

Vítor Osório – De certa forma tem sido o nosso propósito e é também para isso mesmo que existimos, ou seja, para garantir e assegurar junto dos clientes, com o resultado dos nossos trabalhos e conclusões, dando orientações assertivas em matéria de avaliação patrimonial, alinhando conhecimento de mercado com competências de avaliação.

 

Na atual conjuntura o nosso papel de avaliadores é de importância fundamental, uma vez que é sobretudo nestas alturas que somos reconhecidos pelos clientes e mercado, como a primeira escolha no fornecimento de serviços de consultoria e avaliação imobiliária, oferecendo serviços de elevada qualidade e rigor técnico, contribuindo para o desenvolvimento das atividades dos nossos clientes e parceiros, bem como para uma economia mais organizada. Com uma maior especialização em avaliação imobiliária, temos uma ampla visão do setor o que nos permite responder de forma rápida às mudanças e ajustamento do mercado imobiliário, incorporando as mesmas nos nossos relatórios.

 

VE – Como profissional com experiência nos altos e baixos do mercado imobiliário que conselhos deixa aos promotores e investidores?

 

VO – Os promotores imobiliários a atuar no mercado estão hoje munidos de ferramentas sofisticadas e de bons profissionais, pelo que tenho constatado junto dos mesmos é um setor em que os operadores estão a par e passo dos aspetos diferenciadores do mercado onde se inserem ou se pretendem inserir.

 

Contudo e deixando aqui de algum modo um “conselho”, com a experiência de quase 25 anos de mercado que levo, devo destacar que estamos num mercado dinâmico e em constante mudança e que tende a ser cada vez mais exigente em prazos, agilidade e otimização da cadeia de valor, por outro lado, considero que hoje e no futuro o foco estará voltado para o tema da sustentabilidade. Este tema é muito abrangente e envolve várias dimensões, fases e condições, de maneira que este será um aspeto cada vez mais diferenciador dos projetos e percebido com valor pelos clientes.

 

Quanto ao setor em geral, parece-me que está bem preparado, como exemplo posso afirmar que as empresas contam nos seus quadros com analistas, financeiros, engenheiros, arquitetos e técnicos altamente capazes de enfrentar os desafios do futuro, construindo e desenvolvendo imóveis de excelência.

 

VE – Qual a sua opinião sobre as atuais políticas para o mercado imobiliário? Considera que vão no caminho certo ou não?

 

VO – Muito tem sido dito, escrito e especulado sobre as políticas do atual e anterior Governo, em especial para a habitação, que implicaram diretamente com praticas e conceitos que orientavam o setor desde há muitas décadas. Nesse sentido, parece-me que algo tinha de ser feito para alterar a hegemonia burocrática, tanto mais que o sistema existente estava também a condicionar e travar o fluxo e desenvolvimento dos projetos e processos, limitando a oferta e reduzindo o investimento, algumas regiões e municípios continuam a sofrer disso.

 

Assim parecem-me positivas as novas políticas, porém acho que haverá necessidade de fazer alguns ajustamentos e alterações para que a legislação seja assertiva com o mercado e ir de encontro aos problemas efetivos do setor. Assessoramos diversas empresas em decisões que implicam o desenvolvimento e promoção imobiliária, deparamo-nos com algumas dúvidas e incertezas que ficam no vazio ou implicam riscos acrescidos para as empresas e técnicos.

 

VE – Como se tem caracterizado a atividade da SV? O que destaca de relevante na atividade nos últimos anos?

 

VO – Claramente que somos hoje uma empresa de referência no setor e uma empresa altamente especializada na avaliação imobiliária.

 

Contamos com mais de 60 parceiros locais e com uma equipa interna permanente e “musculada”. Estes são os ativos mais importantes da empresa, pelo que reunidos e alinhados temos provado ao mercado e clientes que somos capazes de performances de excelência no dia a dia, facto que muito me orgulha, porque assim fazemos a diferença em todos os projetos.

 

Eu acredito também que o impacto que geramos no mercado nos 15 anos de atividade, se tem multiplicado favoravelmente na confiança do mesmo na nossa empresa, confirmado pela sustentabilidade dos nossos resultados comercias e financeiros, ano após ano.

 

Devo destacar, que num mundo em constante mudança temos tido a capacidade de evoluir e de “to be more”, por isso a política adotada cá dentro é de construção de mais-valias para os clientes, com o compromisso de assegurar a confiança do mercado na empresa e proporcionar um impacto duradouro na sociedade.

 

VE – De que forma o atual momento tem impacto na avaliação imobiliária? E nas outras áreas de atividade da SV?

 

VO – Avaliação imobiliária tem um papel primordial na organização e regulação da economia, uma vez que, um dos principais ativos das empresa, famílias, bancos e fundos são os imóveis. No atual momento a avaliação imobiliária acrescenta segurança e garantia para as operações patrimoniais. A nossa atividade é alimentada e consolidada pela confiança e é isso que vendemos, um serviço de confiança.

 

A área da certificação energética é também estratégica e importante no nosso portfolio de serviços, temos vários trabalhos de relevância feitos nesta área. O atual momento permite conjugar aspetos da certificação na avaliação, enriquecendo assim a qualidade do serviço e dos nossos relatórios.

 

 

VE – Que balanço faz destes 15 anos de atividade?

 

VO – É com grande responsabilidade e conscientes do que já fizemos até ao presente, que celebramos o 15º aniversário da empresa. Uma combinação única entre experiência, ambição e conhecimento.

 

Colocamos assim as nossas capacidades ao dispor do mercado, com o objetivo de prestar serviços de elevada qualidade em avaliação imobiliária.

 

Temos crescido de forma consolidada e com bases sólidas, ao longo destes anos posso afirmar que contamos hoje com uma equipa de profissionais altamente experiente e apaixonada pelo que fazem.

 

VE – Quais os desafios para os próximos anos?

 

VO – Aposta clara da empresa na continua especialização em avaliação imobiliária, atenção na política de qualidade da empresa, formação dos nossos colaboradores e captação/retenção de talento.

 

Esta visão ampla dos nossos desafios, dá à empresa uma estratégia planeada e pensada, um caminho com futuro. Queremos a cada ano que passa estarmos mais fortes e fornecer um melhor serviço ao mercado.

    Consinto a STRUCTURE VALUE a enviar-me ações de marketing, nos termos definidos na Política de Privacidade e direito à informação.